GRUPO PERSA: Persa, Himalaia e Exótico

GRUPO PERSA: Persa, Himalaia e Exótico

O grupo persa é formado pelos gatos das raças persa, himalaia e exótico, muita confusão se faz em relação a esse grupo, até porque são praticamente o mesmo gato, mudando apenas algumas características físicas recebidas de seus genes. Em uma mesma ninhada é possível que tenhamos o nascimento das três raças, dependendo dos genes que seus pais carregam, todos esses filhotes são de raça pura e tem direito ao registro de pedigree, desde que seus pais sejam de raça pura e devidamente registrados.

Para você entender melhor vamos a algumas regras básicas:

– Do cruzamento de dois persas nunca nascerá um exótico, mas de dois exóticos é possível que nasçam filhotes de persa.

– O gato persa tem como característica a cor no corpo todo e a pelagem longa.

– O gato himalaia tem como característica a cor mais forte apenas nas extremidades do corpo, sendo que a base do seu corpo será sempre de um tom bege variando entre mais claro ou mais escuro, o himalaia terá sempre os olhos azuis.

– O gato exótico poderá se apresentar tanto na cor do persa, quanto na cor do himalaia, mas seu pelo será sempre curto e com subpelo, fofo, parecendo um ursinho de pelúcia.

– É possível notar alguma diferença de comportamento entre eles também, embora muito sutil. Os persas tem a fama de serem os mais pacatos entra os três e o exótico o mais ativo.

– Todas as três raças, tem como padrão a carinha chata, as orelhas curtas, a cabeça redonda e o corpo compacto.

São gatos tranquilos, brincalhões, carinhosos, amáveis com crianças, gostam de colo e da companhia de seus donos ou de outros bichinhos de estimação.

Mumu

Filhote de gato Persa
Cor Red Classic Tabby

Orfeu

Filhote de gato himalaia
Cor Chocolate Point

Dengoso

Filhote de gato Exótico
Cor Red Classic Tabby

Cuca

Filhote de gato himalaia
Cor Lilac Point