Curiosidades sobre o gato Scottish Fold

Todos tem um ancestral em comum: “Susie”

Os pais de Susie são desconhecidos, acredita-se que Susie era filha de um gato de fazenda da Escócia com um gato com ancestrais do Oriente. Os gatos com orelhas caídas aparentemente existiam nos anos 1700, de acordo com uma edição de 1796 da Revista Universal de Conhecimento e Prazer , que mencionava gatos com orelhas caídas na China. 

Não se sabe se o Scottish Fold está relacionado a esses gatos ou é o resultado de uma nova mutação espontânea. No entanto, aqui está o que sabemos sobre Susie e o desenvolvimento da raça Scottish Fold.

Susie teve uma ninhada antes de morrer (ela foi atropelada por um veículo na pista em frente de sua casa). Havia dois gatinhos, um macho e uma fêmea, cada um com orelhas dobradas. Eles foram para duas casas diferentes. O macho foi esterilizado por seus novos donos, a fêmea viveu uma vida longa e produtiva com um casal que criou siameses e que estava interessado em manter a característica da orelha dobrada. Esta fêmea foi chamada de Snooks.

A dobra ocorre devido a uma mutação

A orelha dobrada é uma mutação espontânea e vem de um gene dominante incompleto que resulta em gatos dobrados e de orelhas retas. Embora o impacto mais óbvio dessa mutação seja a dobra, ela também pode afetar o resto do corpo. Para evitar este problema existem regras de criação a fim de manter a saúde da raça.   

Basicamente, apenas um dos pais deve ter o gene “orelha dobrada”. Isso significa que o criador responsável nunca acasala um Scottish Fold com outro. É por isso que o criador geralmente acasala o Scottish Fold com um American Shorthair ou British Shorthair.

Quando apenas um dos pais é Scottish Fold, os sintomas dessa condição degenerativa não aparecem ou aparecem de forma muito suave, mas não afetam a saúde geral ou a mobilidade do gato.

Todos os filhotes nascem com orelhas retas

Os Scottish Fold são conhecidos por suas orelhas dobradas, mas na verdade todos eles nascem com orelhas retas. A dobra começa a se desenvolver quando o gatinho tem entre 18 e 24 dias de idade, mas somente se ele tiver o gene responsável pela dobra. Muitas vezes, suas orelhas ficam retas e, nesse caso, são conhecidos Scottish Straight. Em geral, cerca de 50% de uma ninhada com um dos pais Scottish fold terá as orelhas dobradas e os outros 50% não.

Existem três graús de dobra

As dobras auriculares são categorizadas em três tipos:

Simples (uma única dobra): Uma dobra simples é quando ocorre apenas uma ligeira dobra que envolve a ponta das orelhas.

Duplas (duas dobras): Neste caso a orelha tem uma curvatura mais proeminente do a a orelha com uma única dobra, ficando cerca da metade da orelha curvada para baixo.

Triplas (três dobras): Aqui as dobras fazem com que as orelhas fiquem contra a cabeça, bem achatadas dando uma aparência mais redonda para a cabeça. É essa aparência que se deseja em gatos que irão participar de shows.

Nunca se deve acasalar dois Scottish Fold entre si

Os gatos Scottish Fold nunca são criados juntos por questões éticas, pois a ninhada pode nascer com problemas degenerativos. Os gatos Scottish Fold são geralmente acasaldos com os British Shorthair , com Americam Shorthair ou ainda com Scottish Straight. Como eles sempre são cruzados com outras raças, nem todos os gatinhos em suas ninhadas terão orelhas dobradas, tornando os gatos Scottish Fold bastante raros. Os filhotes que descendem destes acasalamentos e não dobram as orelhas são registrados como Scottish Straight.

Eles sentam em posição de BUDA

Os scottish fold são conhecidas por sua personalidades doces e por peculiaridades divertidas. Eles adotam posições peculiares como deitar sobre suas costas, com as patinhas cruzadas, e também se sentar sobre o rabo parecendo um Buda.