Terapia Floral em Animais

A Terapia Floral em Animais de Estimação

Sabemos que os animais de estimação tem suas emoções: sofrem de stress, depressão, carência afetiva, eles sentem alegria e tristeza. Essas emoções quando não administradas causam transtornos de comportamento e algumas vezes até problemas físicos. A terapia Floral lida com essas emoções favorecendo a cura como um todo.

Os florais restauram o equilíbrio emocional dos animais e podem ser usados em casos simples como por exemplo latidos e miados excessivos na ausência do dono ou em casos mais graves podendo então ser tomados juntamente com os medicamentos convencionais para o restabelecimento de alguma doença física.

O tempo de ação das essências florais vai depender da intensidade do desequilíbrio e do tempo em que o sintoma se manifestou, sua forma de administração é simples e pode ser usado em Cães, Gatos, Peixes, Aves, Répteis e Plantas.

A terapia Floral não substitui o tratamento com o médico Veterinário, mas serve como excelente coadjuvante no tratamento terapêutico muitas vezes acelerando o processo de cura. É muito importante que seja administrado por um médico veterinário com formação em terapia floral ou especificamente por um terapeuta floral, pois é necessário que se saiba quais os florais mais indicados para determinado problema e quais devem ser evitados, assim como saber a hora exata de efetuar a troca de uma fórmula para outra.

Algo muito interessante é que muitas vezes, principalmente quando os problemas são comportamentais, os donos também necessitam de acompanhamento e tratamento, pois muitas vezes eles estão influenciando ou estimulando tal comportamento. Então não é raro a família inteira ou o membro mais chegado ao animal de estimação precisarem também de uma terapia floral.

Nos animais, plantas e etc…os florais atuam de forma muito rápida, bem mais rápida pode-se dizer que nos seres humanos, isso porque estes não ficam questionando como um simples composto de flores e água pode mudar seu comportamento ou resolver seus problemas.

(Artigo escrito por Mel Borges – Formada em Terapia Floral pela Acalanto Espaço Holístico/Canoas-RS)

**Para reproduzir este texto mencione o autor