Padrão das Raças

Padrão das Raças

Padrão das raças

O padrão das raças é determinado pelas associações que a representam. Por isso existem pequenas variações de associação para associação. Estarei tentando mostrar abaixo o padrão das raças persa, himalaia e exótico segundo os padrões da TICA.

A TICA classifica as três raças dentro do mesmo grupo, “Grupo Persa”, elas são classificadas nas seguintes categorias: Persa (PS), Himalaio (Hi) e Exótico SH (ES).

O que se deseja como padrão:

Cabeça

FORMA: Formato redondo, maciça, tamanho médio a grande em proporção ao corpo, mandíbula ampla com mordida perfeita entre a arcada superior e a inferior. Deve ter uma expressão doce.

ORELHAS: Pequenas e arredondadas, colocadas perfeitamente no contorno da cabeça, arredondadas nas pontas e afastadas entre si.

OLHOS: Redondos, grandes e simétricos, bem separados. Devem dar uma expressão doce a cara. A cor, a forma e o tamanho tem a mesma importância. Para o persa e o exótico se prefere uma cor de olhos brilhantes e intensa em conjunto com a cor do manto. Para os himalaias se prefere olhos de um azul intenso, sendo que o azul médio também é aceito.

NARIZ: Achatado, Curto, Largo, com stop bem definido, situado entre os olhos e entre as pálpebras superiores e inferiores, nariz não arrebitado. As narinas devem ser bem abertas.

QUEIXO: Bem desenvolvido, forte e cheio, bem colocado dentro da circunferência da cara.

PERFIL: Curto, com Stop justo entre os olhos, o nariz e o queixo devem estar na mesma linha.

PESCOÇO: Curto, compacto e bem musculoso.

Corpo

DORSO: Curto, “tipo cobby”, tamanho de médio a grande, as patas dianteiras curtas e as traseiras mais curtas que as dianteiras, peito bem desenvolvido e com uma boa distância entre os ombros.

PATAS: Redondos e grandes.É desejável tufos de pelos entre os dedos.

RABO: Curto e reto em proporção ao cumprimento do corpo.

ESTRUTURA ÓSSEA: Deve ser forte e pesado.

MUSCULATURA: Deve ser firme e bem desenvolvida, sem ser gordo.

PELAGEM(MANTO): Para o persa e o himalaio deve ser longo e bem disposto sobre todo corpo, deve ter um sub-pêlo denso dando volume a pelagem. Para o exótico o padrão exige um pelo curto, porém mais alto que o de outras raças de pelo curto.

COR: Para o persa e o exótico deve seguir as descrições da TICA para cor. Para o himalaio se prefere um manto claro, sendo permitido um sombreado sutil. Se permite um sombreado mais escuro nos mantos dos gatos mais maduros. Deve haver um contraste bem nítido entre a cor do manto e a cor das pontas. As pontas são as orelhas, pernas, patas, cauda e a máscara, devem mostrar a cor básica do gato.

CONDIÇÕES GERAIS: Deve refletir uma saúde excelente, parecer robusto, ter um boa estrutura muscular mas não deve ser gordo e todas as partes de seu corpo devem estar proporcionais as demais.

DESCRIÇÃO GERAL: O PS/HI/ES ideal é um gato forte, com excelente ossatura e musculatura, bem equilibrado dando a impressão de um gato com bastante energia. A cara deve ser expressiva, grande e doce, deve ser agradável, com olhos expressivos e redondos, deve ter um temperamento equilibrado, agradável e doce.

CONCESSÕES: As fêmeas são geralmente mais pequenas que os machos, porém devem ser proporcionais e equilibradas em relação ao seu tamanho.

PENALIZAÇÕES: Cabeça larga ou estreita, nariz largo, focinho fino ou delgado. Não deve ser prognata, não deve faltar dentes em gatos adultos. Olhos pequenos ou fechados, cor de olhos pouco acentuada. Orelhas grandes, acentuadas, inclinando-se para fora da cabeça ou colocadas muito próximas uma da outra. Peito estreito. Estrutura muscular fraca. Pelagem pobre.

ASSiMETRÍA: A natureza nunca cria uma natureza perfeitamente simétrica, porém uma estrutura principal assimétrica será penalizada segundo a sua gravidade.

DESCLASSIFICAÇÕES: Cauda dobrada ou com nó, severa má oclusão dental, cara muito assimétrica, estrabismo, olhar torcido ou vesgo, mandíbula superior ou inferior proeminentes. Um gato agressivo pode ser desclassificado.

Para maiores informações visite o site da TICA

(Texto: Mel Borges – Criadora e Web Designer)

“Para reproduzir este texto mencione o autor”