Grupo Persa

Na criação de gatos, consideramos pertencente ao “Grupo Persa” as seguintes raças de gato: Persa, Himalaia e Exótico.

  • PERSA: O persa é o mais antigo deles e deu origem as outras duas raças, sua origem vem da Pérsia (Atual irã), ainda no séc. XVII. Por ser um gato extremamente amável acabou logo se espalhando pelo mundo e é um hoje uma das raças mais conhecidas. O persa é um gato extremamente sociável, convive bem com crianças e outros animais domésticos, tem um profundo apreço pelo dono e é muito silencioso e calmo, o que acaba sendo um ótimo animal de companhia e perfeito para viver em apartamentos. Necessita de cuidados especias com sua pelagem sedosa e abundante, o que pode ser inconveniente para pessoas que não dispõem de muito tempo.
  • HIMALAIA: O himalaia surgiu em 1950, através do cruzamento do Persa propriamente dito com o Siamês, o objetivo deste cruzamento foi introduzir a cor da pelagem e dos olhos do siamês na raça Persa. Deste cruzamento e após muita seleção genética surgiu um gato que possui todas as características físicas do Persa, mas com a cor do siamês. O gato himalaia tem todas as características do persa (amável, carinhoso, pelagem sedosa…) porém é um pouco mais ativo e falante devido a herança do siamês. O himalaia exige os mesmos cuidados do persa em relação a pelagem.
  • EXÓTICO: O exótico (exotic sh) foi criado na década de 60, através do cruzamento do Persa com os gatos americanos e ingleses de pelo curto. Com isso foi possível introduzir a pelagem curta (na verdade densa, média e macia, como a de um ursinho de pelúcia) na raça Persa. Os exóticos tem as mesmas características comportamentais do Persa e do Himalaia e podem ser encontrados tanto nas cores dos Persas como nas dos Himalaias. Hoje em dia a raça tem sido muito procurada devida a sua fácil manutenção em comparado aos seus irmãos peludos, além disso a raça tem um grau de atividade que interage bastante com o dono, são ótimos companheiros andando sempre pela casa atrás do dono e respondendo com alegria aos chamados para brincadeira. O “Garfield” é na verdade um gato exótico na cor red classic tabby!

Vale lembrar que as três raças podem nascer na mesma ninhada, tudo vai depender da genética dos pais, sendo que todos são considerados raças puras e tem direito a pedigree. Hoje em dia só se aceita o cruzamento destas três raças entre si, não sendo aceito mais cruzamentos com siameses ou outras raças.