Entendendo o pedigree

Entendendo o pedigree

Entenda o Pedigree do seu gato e saiba porque ele é importante.

O Pedigree é um documento que atesta que seu gatinho é de raça pura. Ele é como uma certidão de nascimento e garante as características mínimas exigidas pelo padrão da raça.

Um pedigree não significa que seu gato está apto a participar de exposições, mas fornece muitas informações importantes sobre o seu passado, além de comprovar que ele nasceu em um Gatil onde existe a preocupação de se fazer um trabalho sério de criação e que segue as normas de uma entidade, associação ou federação séria e reconhecida internacionalmente.

O custo de um pedigree é pequeno e não encarece o valor de um filhote, o que vai determinar seu preço é o seu padrão, as despesas que o criador tem com sua manutenção e etc…Por isso desconfie de pessoas que lhe oferecem gatos sem pedigree ou que exigem um valor muito diferente para o mesmo gato com ou sem pedigree. Lembre-se que o pedigree é um direito seu e representa a certidão de nascimento do seu gato.

Na figura a seguir você pode esclarecer algumas dúvidas sobre os dados que aparecem no pedigree e irá entender melhor a importância deste documento. Logo abaixo da imagem haverá uma breve explicação de cada dado.

Logotipo da Entidade

Aqui aparecerá o logotipo da Entidade que emitiu o pedigree, este documento deve ser sempre emitido uma entidade reconhecida, não adianta alguém montar um documento igual a este em seu computador e lhe fornecer pois não terá valor algum.

 Lembramos que no Brasil existem diversos Clubes, Associações e Federações Felinas e que todas elas seguem normas de entidades mundiais. Por isso o seu pedigree pode ser diferente deste usado como modelo, pois usamos aqui o pedigree de um de nossos gatos e ele foi emitido pelo clube do qual somos associados.

Nem todos os pedigrees tem os seus dados apresentados da mesma forma , mas no geral todos eles fornecem as mesmas informações, podendo haver variações para os padrões de cores e códigos genéticos conforme a entidade que o emitiu.

Dados Pessoais

Nome de seu Gato: Lembramos que primeiro aparecerá sempre o nome do gatil e depois o nome propriamente dito do gato, o nome do gatil representa o sobrenome do seu gato e designa a sua origem.

Número de Registro:Assim como o nosso CPF tem um número individual e específico, o número que aparece aqui também é gerado uma única vez e pertence exclusivamente a um gato o identificando junto a entidade que o emitiu.

Raça: Aqui aparecera discriminado o nome da raça de seu gato seguido da sigla que o representa.

Sexo: M (Macho) ou F (Fêmea)

Data: É a data de emissão do pedigree, significa o dia que ele foi gerado.

Data de Nascimento: Dia em que seu gato nasceu.

Código Genético: É um código especifico gerado por alguns clubes que identifica a cor do gato, sua marcação e cor de olhos.

Cor: Descrição da cor

Olhos: Cor dos olhos

Criador: Nome do criador e proprietário da gatil

Origem: País de origem do seu gato

Proprietário: Vem especificado pelo clube sempre o nome do Criador, para que o seu nome apareça como proprietário é preciso que você entre em contato com Clube que emitiu o pedigree e solicite a transferência para seu nome. Geralmente na parte de trás do pedigree vem os telefones de contato e o espaço destinado para os dados do novo proprietário bem como um espaço onde o atual proprietário deverá assinar para liberar a transferência, sem esta assinatura você fica impedido de efetuar a transferência.

Data da Transferência: Virá a data que você solicitou a tranferência, se for o caso.

Observações: Usado quando o clube emite o pedigree através da homologação de um pedigree emitido anteriormente por outra entidade ou associação. Neste caso aparecerá também o número do pedigree que originou este documento.

Árvore Genealógica:

Esta é uma parte muito importante, onde deverá aparecer de 3 a 5 gerações do seu gato.O primeiro nome em alguns casos é o do próprio gato e vem acompanhado de seu número de pedigree, logo adiante na parte superior aparecerá o nome do pai seguido de seus avós paternos, bisavós paternos e assim por diante. Logo abaixo do nome do pai aparecerá o nome da mãe, seguido dos seus avós maternos e bisavós maternos.

Abaixo de cada nome de pai, mãe, avó ou bisavo você encontrará o número de registro deste gato e a sigla da entidade que o emitiu, seguido da sua raça e cor.

É baseado neste dados que os criadores fazem seu trabalho de criação, evitando cruzamentos entre parentes, cruzamento entre cores indesejadas e etc…

Também são esses dados que ajudam a saber se o criador está dizendo a verdade ou não em relação ao parentesco do seu gato, ois através das cores podemos prever os nascimentos e fica fácil identificar alguma troca de paternidade.

Assinatura:

Todo o pedigree virá sempre assinado pelo diretor genealógico da entidade, esta pessoa é geralmente um juiz ou um profundo conhecedor de genética felina. Ele irá avaliar os dados fornecidos pelo criador e atestará que o seu gato é de raça pura.

Se mesmo assim você ficar com alguma dúvida em relação ao pedigree fornecido, não se acanhe, pergunte busque informações junto ao criador ou a entidade que o emitiu.

(Artigo escrito por Mel Borges – Criadora, Gatil LuxVitae)

“Para reproduzir este texto mencione o autor”