Cuidados Básicos

Cuidados Básicos

Os felinos, principalmente os da raça persa, requerem alguns cuidados especiais, que irão garantir a eles uma vida saudável e duradoura.

Estes cuidados começam muitas vezes antes mesmo do nascimento, na escolha do par para acasalamento. Deve-se levar em consideração os seguintes aspectos:

* A genética de cada um, a cosangüinidade, doenças pré existentes, controle de parasitas dos pais e a vacinação que também deve estar em dia.

* Depois vem os cuidados com a mãe durante a gestação, a alimentação que ela recebe deve ser especial para filhotes, o local onde ela dará a luz deverá ser tranqüilo e limpo, ela deve receber uma avaliação veterinária para constatar que está tudo ok com ela e os bebes.

* Por esses motivos a compra ou adoção do seu gatinho deve ser feita mediante visitação ao local que o está oferecendo, conhecendo os pais e avaliando o estado geral dos felinos e do ambiente em que vivem.

Após esse primeiro cuidado, deve-se levar em consideração que um filhote para ser saudável necessita:

*Receber alimentação especial conforme a sua fase de desenvolvimento, isso vai da amamentação, a introdução de uma ração super premium especial para filhotes e finalmente a manutenção e troca desta ração de filhotes para uma ração Super Premium de adultos, quando ele completar uma ano de vida.

* Seu filhote deve passar por uma consulta veterinária onde será examinado, pesado e lhe será indicado o vermífugo apropriado e a forma como ele será administrado, o veterinário também lhe indicará as vacinas que ele precisará tomar e as datas que deverá fazê-las.

* É importante que seu filhote fique livre de pulgas e carrapatos, ácaros, fungos e etc…

* Ele precisa de espaço e brinquedos para que possa crescer sadio e alegre. Carinho é indispensável!!!

Os gatos adultos precisam dos mesmos cuidados do filhote, ou seja, devem ser alimentados com ração Super Premium específica para sua idade e raça, devem receber o reforço das vacinas uma vez por ano, devem ser desverminados conforme a freqüência indicada pelo veterinário, precisam viver em um ambiente limpo, ter água potável sempre disponível, um local específico para suas necessidades (litteira/caixa sanitária) que deve ser limpo diariamente.

Independente da idade seu gato precisa ser escovado semanalmente, para remoção de pelos mortos e manutenção da pelagem. Os banhos devem ser dados com alguma freqüência, sempre observando-se o uso de produtos apropriados e a perfeita secagem. No momento do banho deve ser feito um check-up examinando-se os ouvidos, a pele, identificando qualquer alteração nestes ou ainda algum sinal de caroço ou anomalia agende uma consulta com o médico veterinário.

Nunca medique seu gato sem a avaliação e indicação de um médico veterinário. Os felinos tem o organismo diferente dos humanos e até mesmo dos caninos, por isso as vezes uma medicação que parece inofensiva pode levá-lo a morte em poucas horas. Qualquer irregularidade no comportamento de seu gato, prostração, falta de apetite e etc… não espere leve-o imediatamente para uma avaliação, é preferível você pecar por excesso de zelo do que perder a companhia de seu mascote.

A castração é necessária e indicada para todos os animais de estimação, por vários motivos, em primeiro lugar porque já existem abrigos demais para animais abandonados e o que hoje pode parecer apenas o seu desejo de ver sua gatinha tendo crias amanhã pode significar mais um filhote abandonado. Além disso está comprovado que gatos castrados vivem mais e de forma mais saudável. A castração não dói, a recuperação é rápida e seu amigo vai lhe agradecer por isso.

Você deve ter cuidado também com o ambiente onde seu gato reside, lembre-se gatos são curiosos, se você mora em apartamento coloque telas nas janelas, evitando acidentes. Se mora em casa, mesmo assim evite que seu bichano crie o hábito de ir para rua, ele pode não voltar para casa, pois a rua oferece a eles sérios riscos, tais como: atropelamentos, envenenamentos, brigas e ataques de cães, ele ainda pode ser roubado ou sofrer de maus tratos.

Poderia ficar aqui, descrevendo uma série de outros cuidados necessários para que um felino viva tranqüilo e feliz, mas seguindo as observações acima, investindo em uma boa alimentação e seguindo os conselhos de seu médico veterinário com certeza você terá um companheiro para longa data e será muito bem recompensado com isso, pois nossos felinos são capazes de um amor incondicional e diferente de tudo que já experimentamos.

(Artigo escrito por Mel Borges)

**Para reproduzir este texto mencione o autor